Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

Fundação Sagrada Esperança quer cooperar com a FAAN

Evento Luanda acolhe 4º Encontro de Fundações da CPLP

 

 

Fundação Sagrada Esperança quer cooperar com a FAN

As fundações devem trabalhar juntas para a resolução de problemas que o país enfrenta, defendeu recentemente em Luanda o administrador para a área de Educação, Cultura e Promoção Social da Fundação Sagrada Esperança (FSE), Domingos Peterson.

Falando durante uma conferência de imprensa que serviu para anunciar a realização em Luanda do IV Encontro de Fundações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Peterson acrescentou que a FSE estava disposta em cooperar com a Fundação Agostinho Neto, proclamada à semana passada na capital do país.

Domingos Peterson adiantou inclusive que a FSE convidou a Fundação Agostinho Neto a participar do IV Encontro de Fundações da CPLP, que terá lugar amanhã e sexta-feira em Luanda.
"As fundações têm um grande papel a desempenhar na sociedade, daí a necessidade de a FSE ter de cooperar com a Fundação Agostinho Neto", frisou o administrador.
Peterson afirmou que actualmente no país ainda não há uma cultura fundacional, tendo com efeito considerado que qualquer fundação que surgir terá a necessidade de cooperar com as outras.
A FSE promove, em parceria com o Centro Português de Fundações, o IV Encontro de Fundações da CPLP, cujo lema é "As fundações, parceiras dos governos na prossecução dos "Objectivos do Milénio".

Constituem objectivos do encontro de Luanda a troca de informações e experiências que conduzam a melhor coordenação e consolidação dos laços de cooperação existentes entre as fundações envolvidas, e a identificação de acções específicas nos domínios da cooperação institucional, educação, ciência e cultura.

A reflexão sobre o papel e a contribuição das fundações no desenvolvimento sustentável das sociedades em que as mesmas estão inseridas, tendo em atenção as grandes questões do mundo actual cada vez mais globalizado, faz igualmente parte dos objectivos da reunião.

O encontro contará com a participação de cerca de 50 participantes em representação de 27 fundações da comunidade lusófona, das quais se destacam cinco de Angola (agora mais a Fundação Agostinho Neto), duas de Cabo Verde, igual número de Moçambique e uma de São Tomé e Príncipe, sendo Portugal a delegação mais numerosa com 18.

As fundações estrangeiras começam a chegar hoje ao país. Ainda hoje se inicia o credenciamento. Dos convidados, destaca-se a presença da Primeira Dama de Cabo Verde, Adélia Pires, da Fundação Infância Feliz.

O primeiro, segundo e terceiro encontros de fundações da CPLP tiveram lugar respectivamente em Lisboa (duas vezes) e Praia (Cabo Verde).

Autor: Bernardino Manje

In Jornal de Angola de 10.09.2007

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: