Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

“MEMORIAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO” FINALMENTE INAUGURADO REFLECTE VALOR HISTÓRICO E SIMBÓLICO

O Memorial Dr. António Agostinho Neto, inaugurado a 17 de Setembro de 2012, foi erigido em homenagem ao primeiro Presidente da República, nascido a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, região de Icolo e Bengo, na província de Luanda, e falecido, por doença, a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (ex-URSS).
No mês de Setembro de 1982 tiveram inicio as primeiras obras da estrutura ora inaugurada, acabando por ser entregue exactamente trinta anos depois do lançamento da primeira pedra, no seu 90ºaniversário. Para a viúva do Fundador e Guia imortal da República de Angola, Eugénia Neto, o Memorial ora erigido tem um enorme significado simbólico e histórico.
Inaugurou o monumento o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na presença de familiares do Poeta Maior, altas figuras do Estado Angolano e membros da sociedade civil.

Durante o acto, o Chefe de Estado depositou uma coroa de flores no sarcófago, onde repousam os restos mortais do Fundador da Nação.
O projecto teve como premissa essencial, a criação de um espaço histórico-cultural onde é retratada, nos diversos ambientes do edifício, a história do primeiro Presidente da República, quer antes, quer depois da Independência Nacional.

Ao redor do corpo central encontram-se os textos da Proclamação da Independência de Angola e o Juramento solene proferido a quando da morte de Agostinho Neto.

Percorrendo o monumento, é possível "viajar" no mundo da poesia de Neto, pois os seus poemas estão estampados nas paredes do Memorial.

O "Memorial Dr. António Agostinho Neto" apresenta uma arquitectónica vincada por duas grandes naves, com mais de 60 metros de extensão, e uma torre de cerca de 120 metros de altura, que pode ser visualizada a partir de vários pontos da cidade de Luanda. O espaço circundante tem a configuração de um jardim coberto de relvado onde poisam amiúde dezenas de garças e no meio do qual um elefante em pedra cinza se prostra em sinal de respeito.

Uma pérgula branca acolhe para sempre o portentoso içar da bandeira, cuja mancha tricolor desfraldada ao vento recorda a quem transite na contígua Avenida Dr. António Agostinho Neto, a data da emancipação do povo angolano, suas convicções, lutas e esperanças.

Maria Eugénia Neto expressou o regozijo que representa para o povo angolano o 17 de Setembro, por ter sido a data "em que a Dona Ana Maria da Silva Neto trouxe ao mundo o homem que deu origem a todo este percurso que resultou na libertação de Angola e pôs fim ao período colonial".

Seja nosso parceiro

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: