• .
    CULTURA
  • .
    EDUCAÇÃO
  • .
    INVESTIGAÇÃO
  • .
    TECNOLOGIA
  • .

    FAAN - 10 ANOS
powered by negetics

Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

Sagrada Esperança, Renúncia Impossível e Amanhecer

REFERÊNCIAS À MÚSICA NA POÉTICA  DE AGOSTINHO NETO

A mística do sagrado e os preceitos da religiosidade africana e universal

Jomo Fortunato |

alt

Uma das definições mais seguras e sensíveis da génese da poesia de Agostinho Neto, encontramos no prefácio “A esperança das utopias possíveis” da autoria de Maria Eugénia Neto, do livro “Agostinho Neto, obra poética completa”, 2016, que reúne a totalidade dos textos poéticos dos livros: “Sagrada Esperança”, “Renúncia Impossível”, e “Amanhecer”. No referido prefácio a viúva do poeta caracteriza, nos seguintes termos, a poesia de Neto: “A poesia netiana não é um exercício estéril de lamúrias depressivas. Para Agostinho Neto, escrever significava lutar: No seu projecto estético, as palavras contêm a esperança da libertação, a audácia da desalienação e insuflam a necessidade da acção libertadora do homem. Plantam esperança e colhem certezas. “`A sua poesia ilusoriamente simples, de crítica contundente mas sempre construtiva, contrapõe-se a agilidade e mestria com que Agostinho Neto explora os meios poéticos, cuja qualidade literária enobrece e transcende o conteúdo imediato dos poemas, transbordando as fronteiras regionais e tomando relevância universal. É uma voz inefável, encantadora, que nos fala- ao cérebro, sim mas também e principalmente, ao coração”, diria a sul-africana Jane Elizabeth Carter.

Versão para impressão
PDF

Sábado nos Musseques na Escola do Ensino de Base Nº 6024 -17.6.16

A Fundação Dr. António Agostinho Neto realizou mais uma edição do Sábado nos Musseques, no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi, Bairro da Sapu I, para os estudantes da 7ª a 9ª Classe da Escola 6024, do Complexo escolar Ana Paula, onde uma vez mais se abordou a Vida e Obra do Fundador da Nação, olhando para os aspectos da valorização da formação, ensino, amor a pátria e símbolos nacionais, bem como, o exemplo positivo que se deve ter e seguir dos nossos Heróis.
Durante a sua permanência no local da actividade, o administrador fez algumas considerações sobre o Fundador da Nação, fez menção ao nome e a data de comemoração do município, que se deve esta atribuição por ocasião da visita do saudoso Presidente ao bairro do Golf I. O escritor John Bella interagiu com as crianças e os cerca de cem estudantes sentiram-se também regozijados pelos brindes que receberam do concurso relâmpago efectuado com questões simples sobre o Dr. António Agostinho Neto. Em representação da FAAN, o responsável do Centro de Documentação, o Sr. Walter Camueler, fez uma breve apresentação da Fundação, falando dos seus objectivos estatutários e das várias actividades que a mesma tem levado a cabo, bem como, os propósitos do programa “Sábado nos Musseques”.

alt alt

alt alt

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: