• .
    CULTURA
  • .
    EDUCAÇÃO
  • .
    INVESTIGAÇÃO
  • .
    TECNOLOGIA
  • .

    AGOSTINHO NETO 90 ANOS
powered by negetics

Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

A PAZ EM ANGOLA NUM CAMINHO TRAÇADO PELO FUNDADOR DA NAÇÃO

altAs preocupações com o alcance da paz teriam levado Agostinho Neto à sua primeira prisão, em Março de 1952, quando se encontrava a estudar em Portugal.

Motivado pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, assinado poucos anos antes, indignado com o sofrimento inaceitável das vítimas de assassinato de milhões de judeus na Europa, em que não escaparam os africanos quer directa ou indirectamente, pois alguns autóctones teriam sido arrancados de África pela França, para irem combater contra Hitler e pairando no ar a ameaça de uma nova guerra mundial que afectaria outra vez os direitos elementares da pessoa humana, Agostinho Neto, na altura estudante de Medicina em Lisboa, participou de um abaixo-assinado intitulado "Apelo do Conselho Mundial da Paz para um Pacto de Paz entre as Cinco Grandes Potências". Estes países citados tinham na altura dividido o mundo em dois blocos fortemente armados.

Versão para impressão
PDF

FAAN, NA PROMOÇÃO DA LITERATURA INFANTIL

altEmbora se considere que a literatura infantil tenha nascido no século XVII, com a finalidade de educar moralmente e recrear as crianças, a verdade é que ela sempre fez parte dos ensinamentos e diversão da pessoa humana, principalmente de pais para filhos na hora de comer, para dormir, momento do banho ou de tomar os medicamentos, assim como outras necessidades que os pequenos rejeitavam e eram aliciados com dizeres em Contos, muitas vezes em forma de canção.

 Talvez seja o motivo de muitos escritores deste género literário iniciarem por vezes as suas estórias da seguinte maneira: "... há muitos anos atrás"... "no princípio do mundo... "num passado muito antigo"... "nos primórdios da existência da terra"..., entre outras maneiras que nos dão a entender que esta oralidade é remota.

Versão para impressão
PDF

POESIA DE AGOSTINHO NETO, DAS MAIS REPRESENTADAS EM PEÇAS TEATRAIS

altO 27 de Março foi oficializado como dia mundial do Teatro, pelo Instituto Internacional de Teatro, em 1961.
Algumas pesquisas mais profundas apontam o nascimento desta arte à antiguidade egípcia, seguindo-se logo à Grécia, inicialmente nas peças cuja acção dramática encerrava acontecimentos funestos, mais tarde apelidadas de Tragédia. Hoje, os seus fazedores consideram-na como sendo "Vida!" Tal é a razão pela qual, todos os dias está directamente ligado quer através de textos dramáticos, nos ensaios, em forma de dança e concretamente em palcos, onde são imitadas as variadas facetas do quotidiano, a natureza e o resto do seu componente, em temas que muitas vezes espelham o passado, presente e futuro das coisas.

Em Angola, o Teatro começou a tomar nova força à partir dos anos 90, depois de um longo período de incertezas no seu esplendor. Nesta época viu-se o nascimento de grupos como Julu, Etu Lene, Miragens, Henrique -Artes que se vieram juntar a outros já existentes, como é o caso do Horizonte Njinga Mbande.

Seja nosso parceiro

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: