• .
    CULTURA
  • .
    EDUCAÇÃO
  • .
    INVESTIGAÇÃO
  • .
    TECNOLOGIA
  • .

    AGOSTINHO NETO 90 ANOS
powered by negetics

Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

A BATALHA PELOS CORAÇÕES FOI GANHA PELA POESIA

Texto de Óscar Monteiro

alt
Não vai ser fácil comprimir em 10 minutos não diria cem anos de solidão, mas cinquenta de companheirismo.

Uma celebração da desproporção

De alguma maneira esta recordação da acção cultural da Casa dos Estudantes do Império é uma celebração da desproporção. Desproporção de número, tão poucos que inicialmente se ergueram, certamente de forma tímida e hesitante. E uma poesia inicialmente exprimindo a identidade pela saudade paisagística, quiçá forma inocente mas sincera de exprimir um busca de identidade: Desproporção desses poucos com o grande coro de defesa do status quo. Desproporção nos meios, estudantes contra poderes estabelecidos. Da Casa, recordo já no meu tempo, em Lisboa em 1964, que foi preciso pedir ajuda para pagar a renda a um grupo de pessoas que o Dr. Arménio Silva organizou. Desproporção dos meios para fazer chegar a voz, basta ver os boletins ciclostilados da Casa.

Versão para impressão
PDF

Discurso de Maria Eugénia Neto na Homenagem aos Associados da Casa dos Estudantes do Império

Coimbra, 28.10.2014

alt

Agradeço à UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas) e ao seu Secretário-Geral, Dr. Vitor Ramalho, o convite formulado para aqui representar o Dr. António Agostinho Neto, enquanto antigo associado da Casa dos Estudantes do Império (CEI), em Coimbra e em Lisboa que se tornaria poeta, médico, combatente pela libertação nacional e primeiro Presidente da República Popular de Angola.

Seja nosso parceiro

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: